PRG Home
Overview
Letter to Shareholders
WIN-win Strategic Scenarios
Strategic Objectives
Financial Information Downloads
French Version of Letter to Shareholders
Spanish Version of Letter to Shareholders
German Version of Letter to Shareholders
Portuguese Version of Letter to Shareholders
Chiniese Version of Letter to Shareholders
Investor Relations Home
Back to Top
Back to Top
Back to Top

Reavaliação da estratégia

Um plano para realinhamento estratégico

Enorme potencial de mercado ainda não explorado

A próxima revolução tecnológica

Construindo
a partir de
uma base competitiva

 

 

 

Estamos decididos a criar situaÇÕes ganha-ganha para os nossos acionistas, nossos clientes e para a nossa empresa. PERMANECEMOS INALTERADAMENTE COMPROMETIDOS COM ESTA META, embora os últimos 12 meses tenham sido um período extremamente desafiante para a PRG. Tenho o prazer de comunicar que, à medida que se inicia o ano de 2001, estamos posicionando a Empresa de forma a conquistar novamente o impulso de crescimento que desfrutamos no passado – o crescimento que você espera e merece no futuro. Para este objetivo, estabeleceremos uma situação ganha-ganha para os nossos acionistas, clientes e funcionários através do enfoque renovado naquilo que fazemos melhor – auditoria de recuperação e contenção de despesas – e da captação das oportunidades de crescimento dominantes neste ramo.

Como já deve ser do seu conhecimento, nos últimos anos a PRG fez diversos investimentos em negócios fora do nosso principal setor de Auditoria de Contas a Pagar. O objetivo era formar um conjunto diversificado, porém sinergético, de serviços que pudessem atender completamente às necessidades dos nossos clientes. Embora a perspectiva e o potencial desses negócios adquiridos como empresas autônomas permaneçam sólidos, foi necessário uma dedicação significativa de tempo para gerenciamento e investimento de capital a fim de satisfazer inteiramente o potencial deste modelo de negócios combinado. Conseqüentemente, concluímos que esta não é a melhor direção a ser seguida pela PRG.

Diversos fatores nos fizeram chegar a esta conclusão. Nosso desempenho financeiro durante todo o ano de 2000 não foi satisfatório, já que nossas receitas e rendimento líquido ficaram abaixo das expectativas. Embora alguns dos componentes responsáveis por esses resultados estivessem fora do nosso controle, como por exemplo a greve pela reforma tributária na França e diversos problemas de valorização de moedas, outros foram claramente uma questão operacional. As decepções com o desempenho financeiro em Wall Street foram refletidas com uma queda nos preços das ações. Embora tenhamos nos beneficiado de uma valorização menor através da recompra de mais de $21 milhões de dólares em ações, ficou cada vez mais evidente a necessidade de avaliarmos seriamente a direção estratégica da Empresa. No quarto trimestre, a equipe administrativa deu início a uma análise estratégica aprofundada de cada um dos nossos segmentos de negócios com o auxílio de consultores em estratégia da Bain & Company. Deste processo surgiu um plano de realinhamento estratégico que acreditamos irá resolver muitos dos desafios enfrentados no ano passado. Mais importante ainda, este plano possibilitará à PRG capitalizar inteiramente no verdadeiro potencial do nosso principal negócio – Auditoria de Contas a Pagar.

Nossa estratégia de realinhamento é composta por quatro componentes-chave. Primeiro, estamos alienando a maioria dos nossos segmentos secundários de negócio para que fiquem independentes da área de Auditoria de Contas a Pagar. Entre essas alienações estarão o segmento de Meridian VAT Reclaim e as divisões de comunicação, logística e remessa e débito da Empresa. Segundo, utilizaremos os resultados financeiros dessas alienações para reduzir o débito bancário. Terceiro, esperamos uma substancial economia de custos através da redução dos custos gerais indiretos. Quarto, voltaremos a nos concentrar nos investimentos tecnológicos, inclusive em ferramentas de software de próxima geração, no nosso segmento principal de Contas a Pagar.

Os objetivos deste plano são incrivelmente simples. Do ponto de vista estratégico, a Empresa está se concentrando na perspectiva de crescimento significativo no setor de serviços de recuperação. Do ponto de vista operacional, esta é uma abordagem do tipo “de volta às origens”. A PRG já ocupa a posição de especialista líder do setor de serviços de recuperação e pretendemos encontrar novas formas para nos tornarmos ainda melhor.
Do ponto de vista financeiro, a Empresa está comprometida a atingir novamente o máximo crescimento dos resultados que contribuíram para o nosso sucesso no passado e que, acredito, voltaremos a atingir. Prevemos que a expansão do mercado e os avanços tecnológicos serão os acionadores-chave deste crescimento.

Embora a PRG possua hoje uma posição proeminente e invejada no mercado de Contas a Pagar nos Estados Unidos, existe ainda um grande otimismo em relação a este setor. A PRG atualmente atende quase metade dos 100 maiores varejistas, sendo que a nossa penetração de mercado entre os principais varejistas dos Estados Unidos com receita anual superior a $500 milhões de dólares é de quase 30%. Além disso, 30% das empresas que fazem parte da Fortune 1000 utilizam os serviços da PRG para ajudá-las a recuperar lucros e conter custos. Nossa base é sólida e o potencial de crescimento entre esses clientes permanece substancial. Esses números claramente ilustram o enorme tamanho do mercado dos Estados Unidos. Simplificando – mesmo que a PRG não faça nada além de se concentrar na oportunidade do mercado americano, ainda haverá muito espaço para um crescimento significativo nos próximos anos.

Nossa visão, no entanto, se estende a além dos Estados Unidos. Hoje, nossa base de clientes de Contas a Pagar abrange mais de 2.500 clientes em 34 países. Na verdade, o crescimento internacional do segmento de Auditoria de Contas a Pagar tem sido um dos empreendimentos de maior êxito da Empresa, com um aumento médio nas vendas anuais de mais de 30% desde 1998. Mesmo com as operações já estabelecidas na Europa, América Latina, Canadá e Ásia, ainda estamos no início da penetração do mercado de auditoria de recuperação internacional. Mais da metade dos 200 maiores varejistas internacionais estão localizados fora dos Estados Unidos. Entretanto, um número relativamente pequeno deles utiliza os serviços de auditoria de recuperação.
Existe também uma oportunidade de mercado ainda maior que a do segmento de varejo. Com uma equipe de gerenciamento estabelecida e experiente para liderar a expansão e a agilização da prestação de serviços de auditoria comercial aos setores industrial e de serviços, pretendemos redobrar nossos esforços nesta frente como parte do nosso realinhamento estratégico.

A fim de avaliar o papel que a tecnologia desempenhará no futuro da PRG, é interessante compreender como a tecnologia contribuiu para o nosso sucesso no passado. Mais de uma década atrás, a auditoria de recuperação exigia exames de papel em um processo oneroso e demorado. A adoção do sistema EDI no começo da década de 90 foi um fator-chave para o crescimento da indústria, já que o EDI fornecia informações de compra ao nível de item por linha, possibilitando assim a automação de diversos processos de auditoria. Os sistemas EDI requerem grande investimento, limitando dessa forma a sua adoção apenas em empresas de maior porte e mais capitalizadas. Ainda hoje, somente 55% das lojas de departamentos utilizam o sistema EDI, enquanto que uma porcentagem ainda menor reflete o número de redes de supermercados que utilizam o sistema.

A Internet tem a capacidade de mudar substancialmente este cenário. Ao reduzir custos com comércio eletrônico, a Web pode estender esta tecnologia para companhias de médio porte e também para empresas com margens menores, as quais podem dessa forma se beneficiar da eficiência da nova tecnologia e dos lucros proporcionados por uma auditoria de recuperação. Isto abrirá novos mercados para os serviços de auditoria de recuperação e de contenção de despesas. Na verdade, a tecnologia da Internet tem o poder de revolucionar a nossa empresa como um todo. Além disso, o potencial crescimento dos mercados digitais B2B (Comércio a Comércio) também cria novas dinâmicas em compras e transações eletrônicas que levarão a novos produtos e novas bases de cliente.

Com a revolução da Internet se espalhando pela economia nos últimos anos, quase todo mundo, desde analistas de setores à gerência corporativa tem estudado e tentado prever as ramificações da tecnologia baseada na Web em todos os tipos de negócios – inclusive no nosso. Estamos convencidos de que a Internet representa nada mais do que oportunidades para nós. Os processos de auditoria, recuperação e análise de custos existirão independentemente de sua forma e a Internet nos possibilitará realizar nosso trabalho mais eficientemente tanto para nós quanto para nossos clientes.

A PRG encontra-se em uma posição excepcionalmente sólida para explorar a expansão do mercado e as inovações tecnológicas que se apresentam. Nossa confiança em nossa capacidade de transformar este potencial em crescimento e valor para os nossos acionistas está embasada nos pontos fortes competitivos com os quais contamos hoje:

  • Uma base global de clientes com mais de 2.500 empresas que inclui relacionamentos sólidos e de longa data, com 30% dessas empresas fazendo parte da Fortune 1000.
  • Uma equipe de mais de 2.500 profissionais de período integral cujo conhecimento e experiência combinados fornecem uma vantagem significativa na identificação e obtenção da recuperação de lucro e contenção de despesas.
  • Liderança global que nos possibilita explorar novos territórios e servir as maiores empresas multinacionais do mundo.
  • Recursos tecnológicos inigualáveis que incluem software e ferramentas proprietárias, um vasto banco de dados próprio e um centro de dados capaz de processar até 17 terabytes de dados on-line – um dos maiores do tipo na América do Norte. Somente em 2000, o centro de dados da PRG processou mais de 20 bilhões de registros de clientes.
  • Recursos financeiros e acesso a capital oriundos da nossa posição como a única empresa de auditoria de recuperação de capital aberto do setor.

Esses pontos fortes, aliados ao enfoque e compromisso renovados com o nosso segmento principal, estabelecem uma base sólida para uma nova era de crescimento e sucesso. Na verdade, este momento específico me traz à lembrança a extraordinária oportunidade que testemunhei e a tremenda emoção que senti quando a PRG foi fundada dez anos atrás. Temos, novamente, um enfoque singular em um segmento no qual temos experiência comprovada e liderança do mercado. Uma vez mais, a inovação tecnológica, está prestes a elevar a indústria a um nível inteiramente inusitado que criará novos e amplos recursos e mercados. E, mais uma vez, temos a oportunidade de capitalizar nessas oportunidades a partir de um alicerce de fundamentos sólidos.

Para encerrar, gostaria de agradecer nossos clientes, que todos os dias nos desafiam a superar suas expectativas – nossa equipe sente-se honrada por trabalhar em sua empresa. Gostaria de agradecer os funcionários da PRG que consistentemente atendem este desafio, contribuindo não somente para o nosso sucesso no passado, mas proporcionando uma força instrumental para o nosso sucesso no futuro. E aos nossos acionistas, agradecemos a paciência e o suporte oferecidos durante este ano de desafios. Para nós, nada é mais importante do que recompensar nossos acionistas, clientes e funcionários com novo crescimento e criação de valor. Juntos, nos empenharemos para aproveitar as oportunidades futuras – com enfoque exclusivo naquilo que fazemos melhor, dedicação inigualável a fim de capitalizar nas oportunidades do nosso mercado e na integridade da nossa liderança.

Estamos prontos para vencer.


John M. Cook
Chairman e CEO